¿Qué tiene de documental la fotografía?

APA:
Mraz, J. (2003, enero). ¿Qué tiene de documental la fotografía? Del fotoreportaje dirigido al fotoperiodismo digital? ZoneZero. Recuperado de http://v1.zonezero.com/magazine/articles/mraz/mraz01sp.html#inicio

Mini-resumo:
O artigo discute as características da fotografia documental e sua credibilidade no âmbito da fotojornalismo. Considera aspectos da estética realista em articulação com a condição da fotografia como índice (e não ícone ou símbolo) e reafirma o caráter ilusório envolvido na crença de que uma imagem possa mostrar o mundo real. Questiona se a digitalização da fotografia altera a perspectiva de atuação do fotógrafo no contato com a realidade retratada.

Resumo estruturado:
O artigo analisa o tema da fotografia documental e o fotojornalismo na perspectiva teórica da estética realista em articulação com a condição da fotografia como um índice – e não como um ícone ou um símbolo. Argumenta acerca da existência de uma relação peculiar entre o fotojornalismo e a "realidade" e também sobre as questões éticas envolvidas nas variações do fotojornalismo, na atuação dos fotógrafos e no papel dos editores. Trata ainda das questões abertas pela digitalização nas atividades de fotojornalismo e as características da fotografia documental.


Outros itens:
  • Tema principal: Fotografia documental e fotojornalismo.
  • Áreas predominantes (além de fotografia): Comunicação, História.
  • Problema discutido pelo autor na redação original: Analisar a fotografia documental e o fotojornalismo em contraste com a estética realista que aproveita a fé gerada pela fotografia como um índice (ao invés de ser um ícone ou um símbolo).
  • Problema discutido pelo autor em redação de paráfrase: Analisar a fotografia documental e a credibilidade do fotojornalismo.
  • Tese defendida no texto na redação original: A credibilidade da fotografia documental é baseada na crença da não-intervenção na arte fotográfica. Há um fotojornalismo que se caracteriza pela intervenção do fotógrafo (ou fotógrafa) na cena fotografada.
  • Tese defendida no texto em redação de paráfrase: A credibilidade da fotografia documental no fotojornalismo da era digital.
  • Principais argumentos trabalhados pelo autor: Embora muitas das melhores imagens do fotojornalismo tenham sido direcionadas, esse gênero fotográfico mantém uma relação peculiar com a "realidade", mas basta dizer que existe um mundo real que não depende da nossa percepção dele. A questão ética envolve a tolerância dentro das variações do fotojornalismo, como é o caso da fotografia dirigida. Os editores são muito mais simpáticos em relação à alteração de fotos para recursos ou ilustrações do que para a manipulação de imagens de notícias. No entanto, com a digitalização da fotografia, a facilidade com que uma cena pode ser construída torna tentador evitar o contato com a realidade que é característica da fotografia documental. A qual que está ligado ao mundo real de uma maneira diferente de outras formas de representação visual.
  • Principais autores mencionados pelo autor: Barthes, Roland; Cartier-Bresson, Henri; Meyer, Rosler, Martha; Pedro; Nacho, López; Smith, W. Eugene

ficha: Tania Pereira