APA:
Hernández, M. (1981). El origen de la fotografía en México. Connotaciones, (1), 63-70. Recuperado de https://ccdoc.iteso.mx/acervo/cat.aspx?cmn=download&ID=1258&N=1
Mini-resumo:
O artigo trata da ocorrência das primeiras imagens com daguerreótipo feitas no México, por volta de 1840, pelo fotógrafo francês M. Prelierr. Considera o processo fotográfico como integrante das belas artes. Aponta o contexto sócio-político e estético do México, além de indicar nomes das principais publicações periódicas, de pesquisadores e fotógrafos pioneiros envolvidos.
Resumo estruturado:
O artigo tem como tema a história da fotografia mexicana. Discute a questão das primeiras fotografias feitas com o daguerreótipo no México e as contradições apresentadas por pesquisadores acerca da data da introdução da invenção naquele país. Argumenta que as primeiras imagens feitas com daguerreótipo foram do fotógrafo francês M. Prelierr no ano de 1840, quase que imediatamente após a invenção ter sido oficialmente anunciada na França. Acrescenta que as primeiras fotografias tiradas no México foram impressas no Porto de Veracruz e, desde sua entrada no país o processo de fotografia foi considerado como uma das artes plásticas. O autor identifica a situação sócio-política e estética do México durante esse período e indica que os periódicos que circularam entre 1839-1840 davam ampla divulgação sobre a nova máquina introduzida no México – o daguerreótipo. Finaliza o artigo indicando as características, vantagens e desvantagens do daguerreótipo, aparato que causou uma revolução nas teorias da luz e da ótica.
Outros itens:
- Tema principal: História da fotografia mexicana.
- Área predominante (além de fotografia): História.
- Áreas secundárias: Arte, Política.
- Problema discutido pelo autor na redação original: A questão da origem das imagens produzidas pelo daguerreótipo no México, apesar dos pesquisadores não coincidam na indicação da data exata da introdução desta invenção no país.
- Problema discutido pelo autor em redação de paráfrase: As primeiras fotografias feitas com daguerreótipo no México.
- Tese defendida no texto na redação original: Os pesquisadores são contraditórios acerca da data das primeiras fotografias feitas no México com uso do daguerreótipo. O introdutor do daguerreótipo no México foi o fotógrafo francês M. Prelierr, no ano de 1840, sob ampla expectativa do público informado e extensa publicidade sobre sua finalidade e utilidade. Fato que teria ocorrido quase que imediatamente após a invenção ter sido oficialmente anunciada na França.
- Tese defendida no texto em redação de paráfrase: A ocorrência das primeiras imagens com uso do daguerreótipo no México teria sido feita pelo francês M. Prelierr no ano de 1840.
- Principais argumentos trabalhados pelo autor: É ainda mais difícil identificar essa origem se não se localizar o quadro da situação sócio-política e estética do México durante esse período. Periódicos que circularam entre 1839-1840 davam ampla divulgação sobre a nova máquina introduzida no México - o daguerreótipo. As primeiras fotografias tiradas no México foram impressas no Porto de Veracruz, e desde sua entrada no país o processo de fotografia foi considerado como uma das artes plásticas. Esta invenção foi divulgada na nação quase imediatamente após ter sido oficialmente anunciada na França.
- Principais autores mencionados pelo autor: Garcia Canclini, N. (1978); Verdugo, René (1978); Garcia, E. C. (1976); Jurado, C. (1974).
ficha: Tania Pereira