Imágenes e investigación social

APA:
Aguayo Hernández, F., & Roca Ortiz, L. (Eds.). (2005), Imágenes e investigación social. México: Instituto Mora.

Mini-resumo:
O livro é resultante das discussões ocorridas no âmbito do Primeiro Congresso Internacional sobre Imagens e Investigação Social, organizado pelo Instituto de Investigación Jose María Luis Mora por meio do seu Laboratório Audiovisual de Investigação Social, e realizado entre os dias 28 a 31 de outubro de 2002 na Cidade do México

Resumo estruturado:
Esse livro, publicado pelo Instituto Mora em 2005, é resultante das discussões ocorridas no âmbito do Primeiro Congresso Internacional sobre Imagens e Investigação Social, organizado por esse mesmo instituto, por meio do seu Laboratório Audiovisual de Investigação Social, entre os dias 28 a 31 de outubro de 2002, com a proposta de abordar o tema dos usos da imagem em pesquisa social sob diferentes perspectivas. Os autores consideram que há uma ênfase no uso ilustrativo das imagens em detrimento de seu potencial de investigação social devido à falta de uma visão integral sobre os acervos, o que leva as instituições a priorizar atividades de restauração, conservação e difusão sem a prévia análise documental. Se propõem a discutir as imagens e as fotografias como fonte de pesquisa social, a partir de diversas posturas teóricas e diferentes opções metodológicas. Apresenta reflexões sobre o percurso e as contradições envolvidas nos estudos acadêmicos com imagens, incluindo abordagens teórico metodológicas e reflexos na docência. Estuda os usos sociais das imagens e das fotografias nos diferentes contextos considerando tanto os acervos (em fototecas, filmotecas e videotecas), quanto a compreensão das práticas profissionais, sob a perspectiva da utilização das imagens como fonte de pesquisa. Argumenta que a familiarização da sociedade com as novas tecnologia e formas de expressão digital, incluindo imagens e fotografias, influencia a academia a refletir sobre o seu papel no processo de transformação social, no trabalho de pesquisa, nas abordagens teórico metodológicas e na docência. Entre outros aspectos relativos à imagem como objeto de estudo em ciências sociais.


Outros itens:
  • Tema principal: imagem e pesquisa social.
  • Áreas predominantes (além de fotografia): Arte, História, Política, Sociologia.
  • Áreas secundárias: Arquivologia, Museologia.
  • Problema discutido pelo autor na redação original: Discutir de forma crítica e participativa os usos das imagens e da fotografia como fonte de pesquisa social a partir de diversas posturas teóricas e diferentes opções metodológicas.
  • Problema discutido pelo autor em redação de paráfrase: Discutir os usos das imagens e das fotografias em pesquisa social.
  • Tese defendida no texto na redação original: Há uma ênfase no uso ilustrativo das imagens em detrimento de seu potencial de investigação social devido à falta de uma visão integral sobre os acervos, que leva as instituições a priorizar atividades de restaurar, conservar e difundir sem preceder à análise documental.
  • Tese defendida no texto em redação de paráfrase: Ênfase do uso ilustrativo das imagens em detrimento de seu potencial como documento de investigação social.
  • Principais argumentos trabalhados pelo autor: A familiarização da sociedade com as novas tecnologia e formas de expressão digital, incluindo imagens e fotografias, influencia a academia a refletir sobre o seu papel no processo de transformação social, no trabalho de pesquisa, nas abordagens teórico metodológicas e na docência. Há a necessidade de se discutir sobre o percurso e as contradições envolvidas nos estudos acadêmicos com imagens, incluindo abordagens teórico metodológicas e reflexos na docência. Estudar os usos sociais das imagens e das fotografias nos diferentes contextos considerando tanto os acervos (em fototecas, filmotecas e videotecas), quanto a compreensão das práticas profissionais, sob ponto de vista da utilização das imagens como fonte de pesquisa. 
  • Principais autores mencionados pelo autor: Aby Warburg, Ernest Gombrich, Erwin Panofski Fritz Saxl Francis Haskell Hypolite Taine Jacob Burckhardt, Joan Boadas John Ruskin, Johan Huizinga, Meyer Schapiro Philippe Dubois Roland Barthes.


ficha: Tania Pereira