Guía del Archivo Fotográfico

APA:
Centro de Fotografía de Montevideo (2017). Guía del Archivo Fotográfico. Montevideo: CdF. Recuperado de http://cdf.montevideo.gub.uy/system/files/documentos/03.guia_.pdf

Mini-resumo:
O Guia apresenta inicialmente o histórico da formação do Centro de Fotografia, criado em 2002 implementando uma política de recepção de fotografias, que incluem daguerreotipos, ambrótipos, negativos de gelatina e prata em vidro e plásticos, negativos cromogênicos em plástico, cópias digitais feitas a partir de fotografias de gelatina e prata e cromogênicos em papel etc. O Guia apresenta também a descrição dos 39 conjuntos documentais que são custodiados atualmente pelo centro. Nos anexos são apresentadas as formas de tratamento da documentação, as protocolos de ingresso de documentos, tratamento e produção fotográfica; inclui ainda um glossário.

Resumo estruturado:
O Guía apresenta o histórico da formação da instituição, inciada em 1915, quando o governo de Montevidéu criou um laboratório fotográfico no Escritório de Informações e contratou Isidoro Damonte para cuidar de sua operação. Desde então, ele e outros fotógrafos trabalharam no registro da cidade, concentrando nas transformações urbanísticas e em celebrações, manifestações e eventos esportivos e de lazer, sob a premissa de mostrar uma cidade que estava se modernizando e apresentava um grande potencial turístico. A esse conjunto inicial de fotografias se somaram coleções recebidas por doação ou compradas pelo município no transcurso do século XX. Em 2002 foi criado o Centro de Fotografía de Montevideo, com a função de instalar arquivo com condições adequadas de armazenamento, com aquisição de equipamentos para digitalização e estabelecimento de parâmetros de tratamento documental. Com isso, a instituição implementou uma política de recepção de fotografias, que incluem daguerreótipos, ambrótipos, negativos de gelatina e prata em vidro e plásticos, negativos cromogênicos em plástico, cópias digitais feitas a partir de fotografias de gelatina e prata e cromogênicos em papel, etc.
O Guía apresenta em seguida a descrição dos trinta e nove conjuntos documentais que são custodiados atualmente pelo Centro de Fotografia. O acervo é separado em “Subordinado Institucional”, com fotos tiradas pelo Escritório de Informações e em “Subordinado Privado”, com fotos recebidas via compra/doação de pessoas físicas e jurídicas.
Nos Anexos do Guia são apresentadas as formas de tratamento da documentação separadas em Controle físico (planejamento e execução de ações de conservação preventiva e digitalização) e controle intelectual (organização dos conjuntos documentais, análise do conteúdo das imagens e informação relativa a seu contexto de produção). Apresenta ainda os protocolos da Política de Entrada e Tratamento de Doações e da Política de Produção Fotográfica, além de Glossário.


Outros itens:
  • Tema principal: Centro de fotografia.
  • Área predominante (além de fotografia): Arquivologia.
  • Áreas secundárias: Arquitetura, História, Política.
  • Problema discutido pelo autor na redação original: "Apresentar o Guia de Arquivo Fotográfico do Centro de Fotografia de Montevidéu, composto da descrição de trinta e nove conjuntos documentais. Em seguida a descrição dos trinta e nove conjuntos. Nos Anexos do Guia são apresentadas as formas de tratamento da documentação, a Política de Entrada e Tratamento de Doações e a Política de Produção Fotográfica, além de Glossário".
  • Problema discutido pelo autor em redação de paráfrase: Apresentar o Guia do Arquivo Fotográfico do Centro de Fotografia de Montevideo.
  • Tese defendida no texto na redação original: “O Guia de Arquivo Fotográfico do Centro de Fotografia de Montevidéu tem o objetivo de apresentar a descrição de trinta e nove conjuntos documentais. A informação é sistematizada em cartões elaborados com base na Norma Uruguaia de Descrição Arquivística – NUDA e na Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística (ISAD G)”.
  • Tese defendida no texto em redação de paráfrase: No Guia se apresentam os trinta e nove conjuntos documentais do acervo.
  • Principais argumentos trabalhados pelo autor:
    O Guia apresenta: histórico da formação do CdF; descrição dos trinta e nove conjuntos. documentais.
    Nos anexos: formas de tratamento da documentação; política de entrada e tratamento de doações; política de produção fotográfica; glossário.
  • Principais autores mencionados pelo autor: Joan Boadas, Lluís-Esteve Casellas e Miguel Ángel Suquet.

ficha: Rafael Silva