Historia de la fotografía. Fotógrafos en Chile 1900-1950

APA:
Rodriguéz Villegas, H. (2011). Historia de la fotografía. Fotógrafos en Chile 1900-1950. Santiago de Chile: Cenfoto.

Mini-resumo:
O livro possui o objetivo de identificar os fotógrafos do passado, contempla mais 1800 fotógrafos, entre homens e mulheres, que possibilitaram construir o patrimonio cultural do Chile. A obra é uma forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido por anos pelos profissionais que se manifestaram de forma relevante na cultura Chilena. Para cada fotógrafo listado tem-se um pouco da sua representação na história do Chile e os trabalhos desenvolvidos.

Resumo estruturado:
O livro possui o objetivo de identificar os fotógrafos do passado, criar uma base sólida para o trabalho dos fotógrafos de hoje, pois são eles os estimuladores da criação de imagens que refletem nossa identidade, são criadores de histórias. A obra começa contando um pouco da história de meio século de fotografia no Chile, depois continua com a história da fotografia de imprensa, exposições entre outros. O livro divide os capítulos de acordo com o nome do primeiro fotógrafo da letra respectiva, em ordem alfabética, aproximando-se de um dicionário. Para cada fotógrafo listado tem-se um pouco da sua representação na história do Chile e os trabalhos desenvolvidos.


Outros itens:
  • Tema principal: História da fotografia chilena.
  • Área predominante (além de fotografia): História. 
  • Problema discutido pelo autor na redação original: "Reconocer a los fotógrafos es el gran objetivo de este trabajo. Dar nombre y apelido, individualidad y espíritu a quienes construyeron el imaginario fotográfico de chile, patrimonio de assombro que fija el tiempo y nos refleja, en un "espejo con memoria" tal como se llamó al daguerrotipo".
  • Problema discutido pelo autor em redação de paráfrase: Reconhecer e identificar os fotógrafos do Chile de 1900-1950.
  • Tese defendida no texto na redação original: "Los fotógrafos son imagineros potentes de nuestra identidad, creadores de relatos e historias, de paisajes materiales y espirituales. Identificar a los fotógrafos del passado crea un cimiento sólido para el trabajo de los fotógrafos de hoy. Raíces. Y también alas, para que puedan mirar desde lo alto y transcender."
  • Tese defendida no texto em redação de paráfrase: "Identificar os fotógrafos do passado cria uma base sólida para o trabalho dos fotógrafos de hoje, pois são eles os estimuladores da criação de imágenes que refletem nossa identidade, criadores de histórias".
  • Principais argumentos trabalhados pelo autor: O livro começa com um capítulo contando um pouco da história de meio século de fotografia no Chile, a fotografia de imprensa, exposições entre outros. Depois o livro divide os capítulos de acordo com o nome do primeiro fotógrafo da letra, em ordem alfabética, aproximando-se de um dicionário. Para cada fotógrafo listado tem-se um pouco da sua representação na história do Chile e os trabalhos desenvolvidos. 
  • Principais autores mencionados pelo autor: Alvarado, Margarita, Pedro Mege.

ficha: Natália Saraiva