APA:
Toro Tamayo, L., & Vallejo Echavarría, J. (2018). Atlas visual de la memoria. Una forma de visualizar y representar el conflicto en Colombia. Revista Interamericana de Bibliotecología, 41 (1), 83-87. Recuperado de http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0120-09762018000100083&script=sci_abstract&tlng=es
Mini-resumo:
O artigo aborda sobre o desenvolvimento de um Repositório Digital de Memórias para recuperar, guardar e construir informações que são coletadas por instituições de direitos humanos. O repositório se baseia em aspectos teóricos e técnicos da Ciência da Informação e dos estudos de fotografia como documento e dispositivo de memória.
Resumo estruturado:
O modo pelo qual é dado o tratamento de arquivos das organizações defensoras dos direitos humanos desperta preocupação para a memória coletiva nos processos de justiça, reparação e verdade. A partir disso, o problema abordado no texto é o desenvolvimento de um Repositório Digital de Memórias para a salvaguarda das fotografias de Direitos Humanos. Com o objetivo de construir um Repositório Digital de Memória para a conservação e difusão da informação fotográfica de direitos humanos, os autores defendem que o software deve ter código aberto, linguagem simples e deve permitir que qualquer pessoa, até as sem formação técnica, insira informações nele, ou seja, deve ser mais interativo e colaborativo. A metodologia para a criação do repositório consistiu, primeiramente, na busca de outros repositórios com a mesma temática e que tivessem o mesmo sistema de acesso: por meio de características técnicas das imagens ou do conteúdo documental. Foram selecionados os repositórios do Arquivo Geral da Nação (Colômbia), da Biblioteca Pública Piloto (Colômbia), do Museu da Memória e dos Direitos Humanos (Chile), do Museu de Pontevedra (Espanha) e da Biblioteca Nacional da Espanha. A partir da análise desses repositórios, os autores perceberam que os campos de tratamento e organização da informação não se ajustavam às necessidades do projeto, pois possuíam linguagem especializada e estavam em sistemas não gratuitos. Em um segundo momento, pensaram em utilizar o Dspace, Eprins y Alfresco, pois são repositórios de código aberto, porém também não possuíam as estruturas estabelecidas. Portanto, decidiram criar um software que cumprisse com as características esperadas, sendo de código aberto, e com a possibilidade de inserção de módulos para a gestão das fotografias e gestão das temáticas e dos usuários. Para tal fim, desenharam uma base de dados no sistema de gestão MYSQL com uma interface gráfica com formulários em linguagem PHP.
Outros itens:
- Tema principal: Fotografia de Direitos Humanos; Repositório Digital.
- Áreas predominantes (além de fotografia): Museologia, Política.
- Áreas secundárias: Direito, Informática.
- Problema discutido pelo autor na redação original: “[...] la Segunda Fase del proyecto “Atlas Visual de la Memoria” servirá para seguir avanzando en la definición de parámetros teóricos y técnicos que aporten al desarrollo del Repositorio Digital de Memorias”.
- Problema discutido pelo autor em redação de paráfrase: Desenvolver um Repositório Digital de Memórias para as fotografias de Direitos Humanos.
- Tese defendida no texto na redação original:
“[...] recuperar, guardar y construir formas alternativas de conservar la información fotográfica de estos archivos, y hacer visible la información que se produce en las instituciones y organizaciones sociales de derechos humanos mediante instrumentos de representación gráfica y conceptual utilizados en campos disciplinares como las artes, la museografía, la historia cultural, la semiótica y la lingüística aplicada, entre otros.”
“[...] facilitar el procesamiento de la información y de los contenidos, a partir del establecimiento de relaciones lógicas situadas en conceptos, palabras clave o cualquier otro tipo de categoría de análisis que podamos extraer de las imágenes.”
“Aclaramos que entre los objetivos de este proyecto está la construcción de un instrumento que tenga acceso abierto y que su lenguaje sea muy intuitivo con el ánimo de que personas sin formación técnica puedan clasificar la información y que de este modo las asociaciones de derechos humanos logren gestionar ellas mismas sus archivos para conservar la documentación que requiere la Comisión para el Esclarecimiento de la Verdad, la Convivencia y la No Repetición.”
“[...] se diseñó una base de datos en el sistema de gestión MYSQL y tablas para la gestión de las carpetas, la gestión de las fotografías y la gestión de las temáticas y los usuarios. Finalmente se desarrolló una interfaz gráfica con formularios en lenguaje PHP, que busca crear una identidad visual para cada una de las organizaciones para las que fue diseñado este sistema.” - Tese defendida no texto em redação de paráfrase: O texto tem como objetivo construir um Repositório Digital de Memória para a conservação e difusão da informação fotográfica de direitos humanos. Os autores defendem que o software deve ser aberto, ter uma linguagem simples e que permita que qualquer pessoa sem formação técnica possa inserir informações nele, ou seja, deve ser mais interativo e colaborativo.
- Principais argumentos trabalhados pelo autor:
Primeiramente, os autores foram em busca de outros repositórios com a mesma temática e que tivessem o mesmo sistema de busca: por meio de características técnicas das imagens ou do conteúdo documental. Foram selecionados os repositórios do Arquivo Geral da Nação (Colômbia), da Biblioteca Pública Piloto (Colômbia), do Museu da Memória e dos Direitos Humanos (Chile), do Museu de Pontevedra (Espanha) e da Biblioteca Nacional da Espanha. A partir da análise desses repositórios, os autores perceberam que os campos de tratamento e organização da informação não se ajustavam às necessidades do projeto, pois possuíam linguagem especializada e estavam em sistemas não gratuitos.
Por conta disso, pensaram em utilizar o Dspace, Eprins y Alfresco, pois são repositórios de código aberto, porém também não possuíam as estruturas estabelecidas. Portanto, decidiram criar um software que cumprisse com as características esperadas, sendo de código aberto, e com a possibilidade de inserção de módulos para a gestão das fotografias e gestão das temáticas e dos usuários. Para tal fim, desenharam uma base de dados no sistema de gestão MYSQL com uma interface gráfica com formulários em linguagem PHP. - Principais autores mencionados pelo autor: Sontag, S., Warburg, A.
ficha: Julia Donato