Papel de los archivos fotográficos de Derechos Humanos en la memoria colectiva

APA:
Cogollo Ospina, S., & Toro Tamayo, L. (2016). Papel de los archivos fotográficos de Derechos Humanos en la memoria colectiva. Revista Interamericana de Bibliotecología, 39 (1), 71-83.
Recuperado de http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/RIB/article/view/25425/20985

Mini-resumo:
Na tentativa de reconstruir a memória na Colômbia, o texto tem como objetivo estabelecer um formato para organizar as fotografias recebidas no Museu Casa da Memória de Medelim. Por meio de uma revisão documental, os autores elaboraram um formato de descrição que contempla as faltas de informações das fotografias. 

Resumo estruturado: 
As fotografias que colaboram com a memória das vítimas, com a denúncia de crimes e violações aos direitos humanos no conflito armado da Colômbia lidam com o desafio de receber um tratamento adequado que garantam a sua salvaguarda. A partir disso, o problema encontrado é entender como devem ser organizadas as informações fotográficas de Direitos Humanos na tentativa de reconstruir a memória na Colômbia. Com o objetivo de realizar uma metodologia para organizar as fotografias recebidas no Museu Casa da Memória de Medelim, os autores adotaram uma revisão documental. Por meio da verificação dos dados coletados, elaboraram um formato para a descrição de fotografias, considerando a falta de informações que se pode ter nas fotografias que chegam ao museu, como temática, produtores da imagem e contexto de produção na qual foram criadas. A elaboração desse formato teve como base modelos de descrição arquivística, mas também em enfoques como Ciência da Informação, Filosofia, Arte, Linguística, História Cultural etc.


Outros itens:
  • Tema principal: Fotografia de Direitos Humanos.
  • Áreas predominantes (além de fotografia): Direito, Museologia, Política.
  • Áreas secundárias: Arte, História.
  • Problema discutido pelo autor na redação original: “[...] explora la metodología realizada para esta revisión documental y luego los resultados presentados por las temáticas que nos permiten organizar la información de acuerdo con nuestro objetivo: los teóricos recurrentes para entender las imágenes de tal manera que sirvan a la reconstrucción de la memoria, función de los archivos fotográficos en clave de derechos humanos, dificultades encontradas en las diversas investigaciones, métodos de registro, conservación y depuración de los materiales, derechos de autor y lugares de la memoria.”
  • Problema discutido pelo autor em redação de paráfrase: Entender como podem ser organizadas as informações fotográficas de Direitos Humanos.
  • Tese defendida no texto na redação original: “[...] tuvo por objetivo establecer un estado de la cuestión centrado en los archivos fotográficos y su relación con la memoria colectiva, procurando encontrar los aspectos comunes a las investigaciones realizadas: qué se ha dicho, desde qué enfoques y cuáles han sido sus resultados.” (...) “Al servirnos de estos modelos creamos un sistema de categorías que se ajustará a la naturaleza de los documentos que queremos registrar, considerando en cada una de ellas los vacíos que podamos tener al momento de describir fotografías que no poseen permiso de utilización y que por la forma en la que llegaron al museo no se tiene indicio alguno de su temática, los agentes productores de la imagen o el contexto de producción en el que fueron creadas.”
  • Tese defendida no texto em redação de paráfrase: O texto tem como objetivo realizar uma metodologia para organizar as fotografias recebidas no Museu Casa da Memória na tentativa de construir a memória da Colômbia, tendo como resultado a criação de um formato especializado de descrição de fotografias. 
  • Principais argumentos trabalhados pelo autor:
    Por meio dos dados coletados, os autores realizaram uma planilha no Excel para organizar as informações encontradas da seguinte forma: título (do artigo), revista, autores, afiliação institucional e país, ano, palavras-chave (descritores), objetivo, conceitos, marco teórico, teses, imagens, permissão de uso, categorias de análise, método, resultados, conclusões, termo de busca e fonte.
    A partir da criação da planilha, pode-se categorizar a análise no seguintes tópicos: autores consagrados da fotografia e da memória; função de arquivos fotográficos e Direitos Humanos ; e desafios para a organização do arquivo fotográfico do Museu Casa da Memória. A relação entre esses tópicos permitiu a construção adequada de um formato para descrição de fotografias.
    Para adequar o formato de descrição de fotografia, foi utilizado o Formato Único de Inventario Documental - Material Fotográfico do Arquivo Geral da Nação – Colômbia (2015); o modelo do Arquivo Fotográfico da Biblioteca Pública Piloto de Medelim – Colômbia (2015); o modelo da Biblioteca Digital Hispânica / Biblioteca Nacional da Espanha (2015); a ficha de registro do Arquivo Gráfico Museu de Pontevedra (2015); e o Sistema de Análise de Tratamento Periódico da Informação, SATPI, realizado por pesquisadores da Universidade de Antioquia (2005).
  • Principais autores mencionados pelo autor: Sontag, S., Warburg, A. Alonso-Fernández, J.

ficha: Julia Donato