Apropiación por la mirada

APA:
Vélez Salazar, G. (2003). Apropiación por la mirada. La paradoja de la "huella digital" en la imagen fotográfica. Anagramas, 2 (3), 169-176. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5234346

Mini-resumo:
O artigo contrapõe o conceito de fotografia analógica e fotografia digital por meio da apresentação da gênese técnica.

Resumo estruturado:
O artigo tem como temática a fotografia analógica e a fotografia digital e pretende verificar se é possível relacioná-las a partir da gênese técnica. O autor menciona a história da fotografia e faz um paralelo da fotografia analógica com as pegadas de seres que são deixadas na areia. Com o surgimento e avanço da fotografia digital, questiona se é possível fazer a mesma analogia da pegada para o contexto digital. Por meio da explanação do procedimento técnico da fotografia analógica e digital, o artigo comprova que não é possível relacionar a fotografia analógica com a fotografia digital a partir da sua gênese técnica. Enquanto um necessita de um processo fisíco-químico para se estabelecer, o outro precisa apenas de uma interpretação do código binário. Apesar disso, ambos se assemelham no aspecto final. Portanto, não se pode falar de “pegada digital” para a fotografia digital.


Outros itens:
  • Tema principal: Fotografia analógica; fotografia digital. 
  • Área predominante (além de fotografia): História.
  • Área secundária: Arte.
  • Problema discutido pelo autor na redação original: “La imagen fotográfica, por la forma como se produce su génesis técnica, se ha relacionado con la huella y el efecto indicial que supone . No obstante con la llegada de la imagen digital y el cambio de naturaleza asociado, ¿es acaso posible sostener mismo principio?” “En concreto debemos cuestionarnos si existe alguna diferencia, entre una imagen de génesis analógica y otra digital; del mismo modo debemos preguntarnos si se produce algún cambio de naturaleza o si la apropiación se establece del mismo modo cuando desde la mirada y frente a la foto, resulta imperceptible la singularidad de los procedimientos de generación.”
  • Problema discutido pelo autor em redação de paráfrase: Verificar se é possível relacionar a fotografia analógica com a fotografia digital a partir da gênese técnica.
  • Tese defendida no texto na redação original:
    “Para responder debemos empezar por afirmar que ambos procedimientos difieren esencialmente en el soporte técnico. El fotográfico, ya se ha descrito, requiere de un dispositivo físico-químico para su realización. El digital hace uso de una mediación que, para plantearlo de forma simplificada, transforma el fenómeno físico en una señal electrónica que traducida en un código se almacena en un soporte de silício [...]”
    “De éste modo, si la foto físico-química recoge la huella de una determinada presencia y por efecto de este fenómeno resulta indicial, en concreto debemos preguntamos si en la imagen digital sé sostiene el mismo principio. / Con propiedad y amparados en el rigor de la técnica debemos negar la opción. Lo indicial se diluye en la fase numérica de codificación: la acumulación de pigmento sobre la superficie de papel en la impresión no corresponde de forma física al efecto dejado por la mayor o menor intensidad de la luz en la escena fotografiada o a la menor o mayor acumulación de plata metálica en el negativo. La imagen producida por medios digitales resulta de la sucesiva traducción de un código en los distintos procesos de transformación.”
  • Tese defendida no texto em redação de paráfrase: O artigo se propõe a apresentar os procedimentos técnicos da fotografia analógica e da fotografia digital, na tentativa de verificar se ambas podem ser relacionadas.
  • Principais argumentos trabalhados pelo autor: O artigo começa com uma breve menção da história da fotografia, fazendo um paralelo da fotografia analógica com as pegadas de seres que são deixadas na areia. Com o surgimento e avanço da fotografia digital, o autor questiona se é possível fazer a mesma analogia da pegada para o contexto digital. A partir disso, o texto explana os procedimentos técnicos da fotografia analógica e fotografia digital e os compara, chegando à conclusão que ambas não podem ser relacionadas a partir de sua gênese técnica, apesar de serem semelhantes quanto ao aspecto final. Portanto, não se pode falar de “pegada digital” para a fotografia digital.
  • Principais autores mencionados pelo autor: Dubois, Ph.

ficha: Julia Donato