La valoración documental de fotografías tomadas en la primera mitad del siglo XX de familias bogotanas

APA:
Gómez Castañeda, D. R. (2015). La valoración documental de fotografías tomadas en la primera mitad del siglo XX de familias bogotanas. (Monografia de grado). Universidad de La Salle.
Recuperado de https://repositorioslatinoamericanos.uchile.cl/handle/2250/1141549

Mini-resumo: 
A pesquisa trata da avaliação documental das fotografias de famílias bogotanas da primeira metade do século XX e estabelece parâmetros de análise do álbum familiar desde a perspectiva da Arquivologia, História, Sociologia e Antropologia.

Resumo estruturado:
A pesquisa tem como temática principal a avaliação documental de álbum familiar de famílias da cidade de Bogotá, na Colômbia, do século XX. A Colômbia carece de lugares especializados para a exposição e tratamento de fotografias e necessita de incentivos para a formação da história e construção de uma identidade cultural que são criados a partir da narrativa que as fotografias sugerem. O trabalho é dividido em quatro capítulos: o primeiro destaca a história da fotografia e os principais conceitos relacionados ao tema de fotografia e avaliação documental; o segundo expõe a visão de fotografia a partir da visão de algumas áreas das Ciências Sociais; o terceiro estabelece a metodologia; e o quarto apresenta as conclusões da pesquisa e algumas recomendações para fomentar a avaliação documental de álbum familiar. A partir de entrevistas com profissionais de Ciências Sociais, se evidenciou que as fotografias são um suporte documental de pesquisa e de valor histórico. Portanto, o álbum familiar deve ser valorado enquanto ferramenta primordial para os estudos sociais. Com os resultados obtidos, foi elaborada uma tabela de avaliação documental que permite a visão contextualizada de diversas áreas, como Sociologia, Antropologia, Fotografia, Arquivologia e História.


Outros itens:
  • Tema principalAvaliação documental; álbum familiar.
  • Áreas predominantes (além de fotografia): Arquivologia, História, Sociologia.
  • Área secundária: Antropologia.
  • Problema discutido pelo autor na redação original: “¿Cómo proponer una valoración documental de carácter interdisciplinario que enriquezca los referentes de valoración documental en la archivística?”
  • Problema discutido pelo autor em redação de paráfrase: Propor uma avaliação documental de caráter interdisciplinar para alcançar a valoração do álbum familiar enquanto ferramenta primordial para estudos sociais.
  • Tese defendida no texto na redação original
    "Este trabajo de investigación logrará resaltar la importancia del registro fotográfico familiar como herramienta primordial para estudios sociales de tipo etnográfico, rescatar este material para desarrollo de investigación histórica, impulsar la formación de fototecas a nivel nacional para exhibir e incentivar la consulta de este patrimonio histórico, rescatar su legado cultural y artístico.” 
    “[...] se buscó identificar, analizar, comparativamente la valoración documental en la selección de algunas fotografías del álbum familiar de Bogotá y las perspectivas en diferentes disciplinas para finalmente dar un aporte a la archivística permitiendo crear una noción diferente de la valoración documental en las fotografías familiares.” 
    “Con la realización de las entrevistas a los profesionales en sociología, historia, fotografía, archivística y antropología se evidenció que para los participantes la fotografía es un soporte documental en las investigaciones y de valor histórico. / Con el análisis de los resultados se elaboró una matriz guía donde se identificaron los factores que desde las profesiones en ciencias sociales se aplican a la valoración documental de las fotografías familiares que se presentan en este proyecto.”
  • Tese defendida no texto em redação de paráfrase: A avaliação documental de álbum familiar pode ser feita a partir de um guia elaborado com contribuição de algumas áreas das Ciências Sociais.
  • Principais argumentos trabalhados pelo autor
    Com a pretensão de analisar a importância da avaliação documental do álbum familiar de famílias de Bogotá do século XX, o trabalho utiliza a visão contextualizada de diferentes profissionais da área das Ciências Sociais. 
    O trabalho é dividido em quatro capítulos: o primeiro destaca a história da fotografia os principais conceitos relacionados ao tema de fotografia e avaliação documental; o segundo expõe a visão de fotografia a partir da visão de algumas áreas das Ciências Sociais; o terceiro estabelece a metodologia; e o quarto apresenta as conclusões da pesquisa e algumas recomendações para fomentar a avaliação documental de álbum familiar.
    A partir de entrevistas com profissionais de Ciências Sociais, se evidenciou que as fotografias são um suporte documental de pesquisa e de valor histórico. Com os resultados obtidos, foi elaborada uma tabela de avaliação documental com contribuições da sociologia, antropologia, fotografia, arquivística e história.
  • Principais autores mencionados pelo autor: Bourdieu, Pierre; Del-Valle- Gastaminza, Félix.

ficha: Julia Donato