APA:
Abbruzzese, C. (2004). La fotografía como documento de archivo. E-LIS - e-prints in library & information science. Recuperado de http://www.actiweb.es/ojosquehablan/archivo2.pdf 7
Mini-resumo:
O artigo aborda a relevância histórica, social e política que o documento audiovisual e as entidades responsáveis por sua custódia assumem na sociedade. Propõe que as atividades realizadas por arquivistas audiovisuais, como seleção e avaliação visando o controle documental, assegurem o descarte apropriado e garantam a preservação da memória audiovisual a gerações futuras.
Resumo estruturado:
O autor defende que a fotografia, na condição de documento audiovisual, requer um tratamento diferenciado por profissionais específicos e aptos a enfrentar os desafios da gestão de arquivos fotográficos. Analisa o caráter documental da fotografia, integrando-o ao grupo de documentos audiovisuais ou suporte moderno, recomendando aos pesquisadores e aos profissionais uma capacitação prévia voltada à interpretação apropriada das imagens, além da adoção de medidas educacionais destinadas à preservação e conservação. O autor argumenta ainda que arquivistas e historiadores audiovisuais devem entender a fotografia numa perspectiva diplomática, assim como fazem os arquivistas tradicionais em documentos convencionais. O texto enumera as primeiras instituições destinadas ao acondicionamento de fotografias no mundo, detalhando mais especificamente o caso da Argentina, onde o Archivo Gráfico de la Nación encontrou dificuldades para a formação de uma identidade institucional e documental após a incorporação de seu acervo fotográfico ao Archivo General de la Nación em 1957. Outro desafio identificado pelo autor, corresponde à proteção dos direitos autorais e a ausência de um copyright internacional e de uma legislação específica que normatize a reprodução de imagens, especialmente com uso massivo da internet. Do ponto de vista de gestão documental, o texto chama a atenção para as atividades de seleção e avaliação, tendo em vista o elevado caráter subjetivo inerente à interpretação de imagens. Assim, recomenda ao profissional entender estes conjuntos numa perspectiva interdisciplinar e a adoção de critérios os mais racionais possíveis, visando delimitar o que deve ou não ser conservado para guarda permanente. Deste modo e, como medida imprescindível à resolução dos citados desafios, Abbruzzese defende a regulamentação de um currículo específico para a carreira de arquivista audiovisual, objetivando a formação de profissionais capacitados para a gestão de documentos audiovisuais.
Outros itens:
- Tema principal: Gestão de documentos fotográficos.
- Área predominante (além de fotografia): Arquivologia.
- Áreas secundárias: Direito, História, Sociologia.
- Problema discutido pelo autor na redação original: Como deve ser realizada a gestão de documentos fotográficos.
- Problema discutido pelo autor em redação de paráfrase: Como deve ser realizada a gestão de documentos fotográficos.
- Tese defendida no texto na redação original: Defender que a fotografia, na condição de documento audiovisual, requer tratamento específico por profissionais aptos a enfrentar os desafios da gestão de arquivos fotográficos
- Tese defendida no texto em redação de paráfrase: Defender que a fotografia, na condição de documento audiovisual, requer tratamento específico por profissionais aptos a enfrentar os desafios da gestão de arquivos fotográficos.
- Principais argumentos trabalhados pelo autor: O autor sustenta sua tese com base no alto valor patrimonial pertinente às fotografias como registro da memória de uma comunidade, no caráter subjetivo relativo a interpretação, seleção e avaliação de documentos fotográficos, na elevada e crescente produção fotográfica na atualidade e na ausência de uma legislação específica que regule a exploração e reprodução de imagens especialmente na internet.
- Principais autores mencionados pelo autor: Daniel Boorstin.
ficha: Elaine Américo