Longoni, A. (2010). Fotos y siluetas: dos estratégias contrastantes em la representación de los desaparecidos. In Crenzel, E. (Ed.). Los desaparecidos em la Argentina. Memorias, representaciones e ideas. 1983-2008. Buenos Aires: Biblios. Recuperado de http://blogs.macba.cat/pei/files/2011/01/Microsoft-Word-art%C3%ADculo-para-libro-de-emilio-crenzel.pdf
Mini-resumo:
O texto identifica as duas principais matrizes de representação visual utilizadas como instrumentos de denúncia à violação dos Direitos Humanos durante a ditadura argentina nos anos 80: fotografias e silhuetas. Descreve como o movimento das Madres de Plaza de Mayo se mobilizou a partir do uso desses recursos.
Resumo estruturado:Esta obra destaca-se em razão do tema de elevada representatividade social e política para o país, pois aborda o uso da fotografia e das silhuetas como instrumentos de denúncia às violações de Direitos Humanos durante o Regime Militar que vigorou na Argentina de 1976 até 1983. Tais representações visuais constituíram duas formas, dentre outras, de manifestação utilizadas pelo movimento Madres de Plaza de Mayo para atentar a sociedade civil e a comunidade internacional quanto ao desaparecimento e extermínio de cidadãos argentinos. Inicialmente, Longoni explica o uso da fotografia e sua ressignificação dentro do movimento: a partir de fotos removidas de acervos particulares, álbuns familiares e/ou extraídas de documentos civis (carteiras de identidade e passaporte, principalmente), as mães dos desaparecidos políticos passam a divulgar os crimes que vinham sendo cometidos pelo Estado. Por outro lado as silhuetas, ao serem distribuídas por muros e faixadas nas cidades, tinham por intenção ‘substituir’ o corpo ausente e denunciar o espaço deixado por um desaparecido. Qualquer que fosse sua identidade, qualquer que fosse sua mãe. Por fim, a autora apresenta uma análise onde identifica as principais abordagens defendidas pelas duas estratégias de representação visual (silhuetas e fotografias): coletivo versus particular, anonimato versus a identificação pessoal, a violência do desaparecimento versus uma biografia prévia).
Outros itens:
- Tema principal: Fotografia e Direitos Humanos.
- Área predominante (além de fotografia): Política.
- Áreas secundárias: Arte, História.
- Problema discutido pelo autor na redação original: Como a fotografia e as silhuetas contribuíram como instrumentos de denúncia às violações dos Direitos Humanos na Argentina..
- Problema discutido pelo autor em redação de paráfrase: Como a fotografia e as silhuetas contribuíram como instrumentos de denúncia às violações dos Direitos Humanos na Argentina.
- Tese defendida no texto na redação original: Analisar o uso da fotografia e das silhuetas pelas Madres de Plaza de Mayo como instrumentos de denúncia à violação dos Direitos Humanos durante a ditadura argentina.
- Tese defendida no texto em redação de paráfrase: Analisar o uso da fotografia e das silhuetas como instrumentos de denúncia às violações de Direitos Humanos.
- Principais argumentos trabalhados pelo autor: A autora elucida as duas principais matrizes de representação visual utilizadas como forma de denúncia ao desaparecimento de pessoas na Argentina: as fotografias e as silhuetas. Especifica e contrapõe: o uso da fotografia como meio de denúncia individualizada, particular, e o uso das silhuetas como forma coletivizada, despersonificada.
- Principais autores mencionados pelo autor: Da Silva Catela, L.
ficha: Elaine Américo