A fotografia nos arquivos

APA:
Lacerda, A. (2012). A fotografia nos arquivos: produção e sentido de documentos visuais. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, 19, 283-302. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v19n1/15.pdf

Mini-resumo:
Deve-se investigar a natureza do documento fotográfico, pois uma imagem só se torna documento de arquivo, quando a mesma está, ainda inserida dentro do seu contexto de produção, e dessa forma, a diplomática contribui em muito para essa reflexão acerca das fotografias dentro de um arquivo.

Outros itens:
  • Tema principal: Fotografias no arquivo
  • Área predominante (além de fotografia): Arquivologia.
  • Área secundária: História.
  • Problema discutido pelo autor na redação original: “ As imagens, são registros que se diferem dos demais documentos que vêm sendo acumulados nos arquivos, ao longo dos séculos. Isso faz com que a metodologia arquivística, gerada em função da realidade de documentos escritos, sofra dificuldades para lidar com esse novo tipo de registro documental."
  • Problema discutido pelo autor em redação de paráfrase: As imagens, são registros que se diferem dos demais documentos que vêm sendo acumulados nos arquivos, ao longo dos séculos. Isso faz com que a metodologia arquivística, gerada em função da realidade de documentos escritos, sofra dificuldades para lidar com esse novo tipo de registro documental.
  • Tese defendida no texto na redação original: "Relacioná-las [as fotografias] ao seu universo ‘gerador’ deveria ser atribuição do tratamento arquivístico, a partir de uma abordagem menos naturalizada com relação a esses registros." "'Empreender uma análise que busque investigar a natureza do documento fotográfico nos arquivos e não sua potencialidade como fonte de informação de ‘fatos visuais’ ou mesmo de ‘representação visual’ para o estudo histórico.''  "'Defendemos,(...) a busca de seu contexto funcional e de produção dentro do arquivo como requisito básico para uma futura recontextualização do documento em situações de pesquisa e de usos diversificados.''
  • Tese defendida no texto em redação de paráfrase: Como parte do tratamento arquivístico, as fotografias deveriam ser relacionadas ao seu contexto de criação, para assim, não serem naturalizadas como são.
  • Principais argumentos trabalhados pelo autor:
    As imagens técnicas, nos quais se incluem a fotografia e o registro fílmico, são tradicionalmente, vistos como sem conexão com sua entidade produtor e com o restante do arquivo.
    Deve-se investigar a natureza do documento fotográfico nos arquivos. Sendo essa, uma tarefa que deve ser feita, por aqueles que se dedicam à organização dos mesmos.
    Uma imagem fotográfica, só se torna um documento de arquivo, quando, a mesma percorre desde sua produção, uma trajetória, direcionada por uma vontade de documentar uma ação, que leva em conta um receptor no âmbito corporativo, governamental ou institucional a que pertence.
    A crítica diplomática contribuí para uma reflexão acerca das fotografias, uma vez que, se faz presente a conexão entre documentos arquivísticos e seu contexto de produção. 
  • Principais autores mencionados pelo autor: Belloto; Delmas; Duranti; Lopez; Sekula.

ficha: Bárbara Resplandes