A fotografia como documento

APA:
Meneses, U. (2002). A fotografia como documento: Robert Capa e o miliciano abatido na Espanha, sugestões para um estudo histórico. Tempo, (14), 131-151. Recuperado de https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=167018094007

Mini-resumo:
São muitas as questões que envolvem à autenticidade de uma imagem. Qualquer seja a forma de leitura histórica ou referência quanto ao estado do documento, convém, considerar a fotografia, também como objeto material, que integram uma situação histórico-cultural específica, não somente como emissor semiótico.


Outros itens:
  • Tema principalFotografia como documento.
  • Áreas predominantes (além de fotografia): História, Política.
  • Área secundária: Arquivologia.
  • Problema discutido pelo autor na redação original: “É a constituição de um corpo mínimo de informações controladas, que permitam estudar a foto em causa como objetivo material, nas diversas formas e situações de uso e apropriação."
  • Problema discutido pelo autor em redação de paráfrase: O problema apresentado são as informações controladas, que estudam a foto como objetivo material, em suas diversas formas e situações de uso e posse das mesmas.
  • Tese defendida no texto na redação original: "Analisar a insuficiência das linhas habituais de tratamento a que este documento [a fotografia] tem sido submetido com frequência, assim como sugerir pistas de superação destes entraves".
  • Tese defendida no texto em redação de paráfrase: Analisar a insuficiência a que são submetidos os documentos fotográficos, assim como, sugerir pistar de superação destes entraves.
  • Principais argumentos trabalhados pelo autor:
    Independente da leitura histórica e de qualquer referência ao estado do documento, convém, assinalar traços morfológicos, já que, definem a especificidade da informação que a imagem pode fornecer.
    São muitos os problemas que englobam a questão da autenticidade de uma imagem. Mesmo se aceitarmos a foto como um fato, nem por isto, deixaria de haver problemas de correspondência, entre o acontecido e o captado pela fotografia.
    O melhor caminho para se olhar para a fotografia, é também, considera-la como objetivo material e não somente como abstrato emissor semiótico.
    O uso de imagens como documento é apenas um entre tantos, que integram uma situação cultural específica dentre várias. A passagem de uma semiótica, significa introduzir a fotografia como código histórico-cultural, mesmo na vida social. 
  • Principais autores mencionados pelo autor: Barthes; Carolne Brothers; Peter Burke; Lewis Hine; Boris Kossoy; Mitchell; Pierce; Hélène Puiseux; Susan Sontag.

ficha: Bárbara Resplandes