Colômbia

Informe regional Colombia (2019)


Arte, prova e memória

  • 1. Introdução
Este Informe Regional tem como objetivo principal realizar um balanço bibliográfico sobre fotodocumentação na Colômbia, por meio da análise de pesquisas que possuem a fotografia como tema principal. Inicialmente, foi formada uma lista com referências sobre o país e aprofundada durante a disciplina Seminários em organização da informação: bibliografia especializada sobre fotodocumentação (PPPGCinf/UnB 2-2018), conforme explicado na indicações sobre a execução (aqui). Neste momento, a lista da Colômbia possui quinze referências bibliográficas, com base nos títulos das pesquisas que pareciam ter a fotografia como temática. Dentre essas referências, selecionamos dez para continuar o balanço bibliográfico, dado que não atendiam à pesquisa (instrumentos de gestão documental e notícia sobre um texto já existente na bibliografia) ou não estavam disponíveis.

AUTOR
OBRA
Archivo General de la Nación
Formato Único de Inventario Documental (link)
Archivo General de la Nación
Guía para la Elaboración e Implementación del Sistema Integrado de Conservación – SIC: Componente Plan de Conservación Documental (link).
Biblioteca Pública Piloto
Archivo fotográfico (link).
Diana Rocio Goméz Castañeda
La valoración documental de fotografías tomadas en la primera mitad del siglo xx de familias bogotanas (link).
Edward Goyeneche Goméz
Fotografía y sociedad (link).
Gabriel Mario Vélez Salazar
Apropiación por la mirada. La paradoja de la huella digital en la imagen fotográfica (link)
Gabriel Mario Vélez Salazar
Historias mínimas del anónimo transeúnte se convierten en instalación de animación digital (link)
Gabriel Mario Vélez Salazar
La fotografía como herramienta del pensamiento mágico (link)
Gabriel Mario Vélez Salazar
Las historias mínimas del anónimo transeúnte. Breve reseña de un episodio urbano (link).
Hermes Osorio Cossio
Un velo para la muerte. Las fotografías post mortem de niños en Medellín, 1898-1932 (link).
Jorge Caicedo Santacruz
Archivos Fotográficos: pautas para su organización y manejo
Jorge Caicedo Santacruz
Cómo organizar un archivo fotográfico
Luis Carlos Toro Tamayo
Juan Camill Vallejo Echavarría
Atlas visual de la memoria. Una forma de visualizar y representar el conflicto en Colombia (link).
María Pía Fontana
Miguel Mayorga
Margarita Roa
La ciudad desde el aire: vistas aéreas y “vedutas” del centro de Bogotá (link).
Sergio Roncallo
Juan Carlos Arias
Images of the unimaginable: photography and the (re)presentation of the event (link).
Sonia Natalia Cogollo Ospina
Luis Carlos Toro Tamayo
Papel de los archivos fotográficos de Derechos Humanos en la memoria colectiva (link)


  • 2. Mini-resumos selecionados
  1. Biblioteca Pública Piloto. Archivo fotográfico (link).
    Site do Arquivo Fotográfico da Biblioteca Pública Piloto de Medelim, que tem o propósito de resgatar a memória histórica da Colômbia desde 1848 até 2005, por meio da contextualização de mais de um milhão de fotografias.

  2. Gómez Castañeda, D. R. La valoración de fotografías tomadas en la primeira mitad del siglo XX de familias Bogotanas (link).
    A pesquisa trata da avaliação documental das fotografias de famílias bogotanas da primeira metade do século XX e estabelece parâmetros de análise do álbum familiar desde a perspectiva da Arquivologia, História, Sociologia e Antropologia.

  3.  Vélez Salazar, G. M. Apropiación por la mirada. La paradoja de la "huella digital" en la imagen fotográfica (link). 
    O artigo contrapõe o conceito de fotografia analógica e fotografia digital por meio da apresentação da gênese técnica.

  4. Vélez Salazar, G. La fotografía como herramienta del pensamiento mágico (link).
    A tese pretende mostrar que a fotografia pode funcionar como uma ferramenta do pensamento mágico, por meio de uma abordagem de processos históricos, técnicos, mediáticos e conceituais e da sua aplicação prática no campo da fotografia latino-americana.

  5. Vélez Salazar, G. M. Las historias mínimas del anónimo transeúnte. Breve reseña de un episodio urbano (link). 
    O artigo pretende revelar a atividade de alguns fotógrafos de Medelim, no século XX, que tiravam fotos aleatórias de pedestres nas ruas do centro da cidade. Essa atividade ficou conhecida como Fotocine e acabou sendo valorada como um álbum familiar urbano.

  6. Caicedo Santacruz, J. Archivos Fotográficos: pautas para su organización y manejo.
    Com a escassa literatura sobre organização e a situação de descaso com as fotografias, o livro se propõe a ser um guia de consulta para a organização e uso de arquivos/coleções fotográficas, considerando os diferentes sistemas de ordenação, descrição dos materiais, recuperação de informação, possibilidades de suporte e mobiliário apropriado.

  7. Toro Tamayo, L. C., & Vallejo Echavarría, J. C. Atlas visual de la memoria. Una forma de visualizar y representar el conflicto en Colombia (link).
    O artigo aborda sobre o desenvolvimento de um Repositório Digital de Memórias para recuperar, guardar e construir informações que são coletadas por instituições de direitos humanos. O repositório se baseia em aspectos teóricos e técnicos da Ciência da Informação e dos estudos de fotografia como documento e dispositivo de memória.

  8. Pía Fontana, M., Mayorga, M., & Roa, M. La ciudad desde el aire: vistas aéreas y "vedutas" del centro de Bogotá (link).
    O artigo pretende mostrar a evolução urbana e reconfiguração da arquitetura do centro de Bogotá, por meio de vedutas (gravura, pintura ou desenho em escala), fotografias e imagens aéreas.

  9. Roncallo, S., & Arias, J. C. Images of the unimaginable: photography and the (re)presentation of the event (link). 
    O artigo pretende apresentar a relação entre fotografia e evento inimaginável por meio de alguns casos reais. Segundo os autores, as fotografias forçam um exercício imaginativo no espectador, mostrando um retrato do evento que, mesmo sendo inimaginável, não deixa de ser irrepresentável.

  10. Cogollo Ospina, S. N., & Toro Tamayo, L. C. Papel de los archivos fotográficos de Derechos Humanos en la memoria colectiva (link).
    Na tentativa de reconstruir a memória na Colômbia, o texto tem como objetivo estabelecer um formato para organizar as fotografias recebidas no Museu Casa da Memória de Medelim. Por meio de uma revisão documental, os autores elaboraram um formato de descrição que contempla as faltas de informações das fotografias. 


  • 3. Bibliografia Destacada
Destacamos, abaixo, quatro obras, que foram objeto de resumo estruturado
  1. Gómez Castañeda, D. R. La valoración de fotografías tomadas en la primeira mitad del siglo XX de familias Bogotanas (link).
     A pesquisa tem como temática principal a avaliação documental de álbum familiar de famílias da cidade de Bogotá, na Colômbia, do século XX. A Colômbia carece de lugares especializados para a exposição e tratamento de fotografias e necessita de incentivos para a formação da história e construção de uma identidade cultural que são criados a partir da narrativa que as fotografias sugerem. O trabalho é dividido em quatro capítulos: o primeiro destaca a história da fotografia e os principais conceitos relacionados ao tema de fotografia e avaliação documental; o segundo expõe a visão de fotografia a partir da visão de algumas áreas das Ciências Sociais; o terceiro estabelece a metodologia; e o quarto apresenta as conclusões da pesquisa e algumas recomendações para fomentar a avaliação documental de álbum familiar. A partir de entrevistas com profissionais de Ciências Sociais, se evidenciou que as fotografias são um suporte documental de pesquisa e de valor histórico. Portanto, o álbum familiar deve ser valorado enquanto ferramenta primordial para os estudos sociais. Com os resultados obtidos, foi elaborada uma tabela de avaliação documental que permite a visão contextualizada de diversas áreas, como Sociologia, Antropologia, Fotografia, Arquivologia e História.

  2. Vélez Salazar, G. M. Apropriación por la mirada. La paradoja de la "huella digital" en la magen fotográfica (link).
    O artigo tem como temática a fotografia analógica e a fotografia digital e pretende verificar se é possível relacioná-las a partir da gênese técnica. O autor menciona a história da fotografia e faz um paralelo da fotografia analógica com as pegadas de seres que são deixadas na areia. Com o surgimento e avanço da fotografia digital, questiona se é possível fazer a mesma analogia da pegada para o contexto digital. Por meio da explanação do procedimento técnico da fotografia analógica e digital, o artigo comprova que não é possível relacionar a fotografia analógica com a fotografia digital a partir da sua gênese técnica. Enquanto um necessita de um processo fisíco-químico para se estabelecer, o outro precisa apenas de uma interpretação do código binário. Apesar disso, ambos se assemelham no aspecto final. Portanto, não se pode falar de “pegada digital” para a fotografia digital.

  3. Toro Tamayo, L. C., & Vallejo Echavarría, J. C. Atlas visual de la memoria. Una forma de visualizar y representar el conflicto en Colombia (link).
    O modo pelo qual é dado o tratamento de arquivos das organizações defensoras dos direitos humanos desperta preocupação para a memória coletiva nos processos de justiça, reparação e verdade. A partir disso, o problema abordado no texto é o desenvolvimento de um Repositório Digital de Memórias para a salvaguarda das fotografias de Direitos Humanos. Com o objetivo de construir um Repositório Digital de Memória para a conservação e difusão da informação fotográfica de direitos humanos, os autores defendem que o software deve ter código aberto, linguagem simples e deve permitir que qualquer pessoa, até as sem formação técnica, insira informações nele, ou seja, deve ser mais interativo e colaborativo. A metodologia para a criação do repositório consistiu, primeiramente, na busca de outros repositórios com a mesma temática e que tivessem o mesmo sistema de acesso: por meio de características técnicas das imagens ou do conteúdo documental. Foram selecionados os repositórios do Arquivo Geral da Nação (Colômbia), da Biblioteca Pública Piloto (Colômbia), do Museu da Memória e dos Direitos Humanos (Chile), do Museu de Pontevedra (Espanha) e da Biblioteca Nacional da Espanha. A partir da análise desses repositórios, os autores perceberam que os campos de tratamento e organização da informação não se ajustavam às necessidades do projeto, pois possuíam linguagem especializada e estavam em sistemas não gratuitos. Em um segundo momento, pensaram em utilizar o Dspace, Eprins y Alfresco, pois são repositórios de código aberto, porém também não possuíam as estruturas estabelecidas. Portanto, decidiram criar um software que cumprisse com as características esperadas, sendo de código aberto, e com a possibilidade de inserção de módulos para a gestão das fotografias e gestão das temáticas e dos usuários. Para tal fim, desenharam uma base de dados no sistema de gestão MYSQL com uma interface gráfica com formulários em linguagem PHP.

  4. Cogollo Ospina, S. N., & Toro Tamayo, L. C. Papel de los archivos fotográficos de Derechos Humanos en la memoria colectiva. (link).
    As fotografias que colaboram com a memória das vítimas, com a denúncia de crimes e violações aos direitos humanos no conflito armado da Colômbia lidam com o desafio de receber um tratamento adequado que garantam a sua salvaguarda. A partir disso, o problema encontrado é entender como devem ser organizadas as informações fotográficas de Direitos Humanos na tentativa de reconstruir a memória na Colômbia. Com o objetivo de realizar uma metodologia para organizar as fotografias recebidas no Museu Casa da Memória de Medelim, os autores adotaram uma revisão documental. Por meio da verificação dos dados coletados, elaboraram um formato para a descrição de fotografias, considerando a falta de informações que se pode ter nas fotografias que chegam ao museu, como temática, produtores da imagem e contexto de produção na qual foram criadas. A elaboração desse formato teve como base modelos de descrição arquivística, mas também em enfoques como Ciência da Informação, Filosofia, Arte, Linguística, História Cultural etc.

  • 4. Principais indicações dos respondentes
Na prospecção realizada (ver questionário aqui) apenas três respondentes eram da Colômbia, dentre eles apenas um se identificou como arquivista. Quando perguntamos quais são os cinco autores principais que conheciam sobre fotografia, foram apontados o programa Memórias do Mundo da Unesco e o fotógrafo Leo Matiz. Já na pergunta sobre quais são os principais autores colombianos de fotografia, as respostas se basearam em autoria de instituições, como a Biblioteca Pública Piloto, e os jornais El Espectador e El Colombiano. Quanto à pergunta dos principais autores de outros países da América Latina sobre fotografia, nenhum dos respondentes soube responder.

Também, entramos em contato com alguns autores do Grupo de Pesquisa em Informação, Conhecimento e Sociedade que possuem artigos incluídos na lista inicial da Colômbia. Obtivemos indicações de outros autores que contribuíram com o projeto Atlas Visual de la Memoria e que fazem parte do mesmo grupo. Esse cenário nos mostra falta de informação dos colombianos pra com a própria produção de pesquisas relacionadas à fotodocumentação. A Colômbia, conforme este informe aponta, possui uma pequena, porém diversificada, produção científica sobre a fotografia e que não é valorizada no país. 

  • 5. Análise genérica das obras 
A bibliografia colombiana, identificada nesta fase, é composta, majoritariamente, por artigos de revista, que somam cinco. Possui também trabalhos acadêmicos (uma monografia e uma tese), um livro, uma referência de sítio eletrônico e uma publicação de evento científico. A abrangência temporal desses trabalhos tem início em 1995 e está presente nos dias atuais. Nota-se que a preferência por publicações em revista são da atualidade, visto que a maioria data de 2013. 

Encontramos os mais diversificados temas, dentro da perspectiva técnica e informacional, como organização de arquivo fotográfico, avaliação documental, Direitos Humanos, Arquitetura, fotografia analógica e fotografia digital, memória coletiva e memória histórica. Também notamos um caráter mais psicológico e social, como Fotocine, pensamento mágico e eventos inimagináveis. 

Nessas referências, podemos observar que a fotografia é compreendida por diferentes ângulos/contextos, podendo ser conhecida como um documento de arquivo, índice, prática social e arte. Apesar de apenas dois autores possuírem formação acadêmica na área da Ciência da Informação (Diana Rocio Goméz Castañeda e Jorge Caicedo Santacruz) e uma instituição (Biblioteca Pública Piloto) ligada a essa área, existem quatro obras que compreendem a fotografia enquanto documento de arquivo. Isso demonstra preocupação com as questões arquivísticas, sobretudo ao quesito do documento como prova e instrumento de denúncia. 

Apesar dessa diversidade apresentada, lidamos com poucas obras que tratem sobre fotografia, isto é, a produção bibliográfica ainda é pequena e desconhecida. Segundo Gómez Castañeda (2015), a Colômbia carece de lugares especializados para a exposição e tratamento de fotografias e necessita de incentivos para a formação da história e construção de uma identidade cultural que são criados a partir da narrativa que as fotografias sugerem. Ainda assim, é uma produção de extrema importância para auxiliar no resgate da memória histórica e coletiva colombiana, resgate dos direitos humanos e para difundir a fotografia como arte.

  • 6. Autores colombianos identificados nas autorias e citados como referência nos textos
Dos autores encontradas, apenas uma se relaciona ao país em questão e se trata de uma autoria institucional (Arquivo Geral da Nação). Esse autor apareceu em três textos, dos 10 analisados. Encontramos também mais três autores colombianos, citadas em apenas um texto: Biblioteca Pública Piloto, Sergio Roncallo e Juan Carlos Arias. Isso confirma o que já foi mencionado, a produção bibliográfica sobre fotografia é pequena e desconhecida na Colômbia, isto é: parece não haver uma tradição colombiana de compartilhamento de pesquisas na temática. Cabe lembrar que esse levantamento não é exaustivo, não se trata de uma análise bibliométrica e, portanto, os resultados não correspondem fielmente à realidade.

  • 7. Autores não latinoamericanos citados nos textos como referência
Entre os autores mais citados e que exploram a temática da fotografia, nos 10 textos analisados, se encontram: 
  1. Susan Sontag (6 textos); 
  2. Roland Barthes (5 textos);
  3. Pierre Bourdieu  e Georges Didi-Huberman (3 textos);
  4. William H. Leary, Boris Kossoy, Phillippe Dubois e Walter Benjamin (2 textos).
Infelizmente, como na maior parte dos países latino americanos, a Colômbia ainda possui a cultura de valorizar o que vem de fora, evidenciando os pesquisadores já então consagrados, em sua maioria de origem europeia. 

  • 8. Referências
  1. Archivo General de la Nación (2018). Guía para la Elaboración e Implementación del Sistema Integrado de Conservación - SIC: Componente Plan de Conservación Documental. Bogotá: Autor. Recuperado de http://www.archivogeneral.gov.co/sites/default/files/Estructura_Web/5_Consulte/Recursos/Publicacionees/V8_Guia_Sistema_Integrado_de_Conservacion.pdf

  2. Archivo General de la Nación (2002). Formato Único de Inventario Documental. Bogotá: Autor. Recuperado de http://www.archivogeneral.gov.co/sites/default/files/Estructura_Web/2_Politica_archivistica/Instrumentos_Archivisticos/Formatounicoinventariodocumental.pdf

  3. Biblioteca Pública Piloto (2018). Archivo fotográfico (Página web). Recuperado de  http://www.bibliotecapiloto.gov.co/archivo-fotografico/

  4. Caicedo Santacruz, J. (1985). Cómo organizar un archivo fotográfico. Bogotá: El Espectador.

  5. Caicedo Santacruz, J. (1995). Archivos Fotográficos: pautas para su organización y manejo. Bogotá: Archivo General de la Nación.

  6. Cogollo Ospina, S. N., & Toro Tamayo, L. C. (2016). Papel de los archivos fotográficos de Derechos Humanos en la memoria colectiva. Revista Interamericana de Bibliotecología, 39 (1), 71-83. Recuperado de http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/RIB/article/view/25425/20985

  7. Gómez Castañeda, D. R. (2015). La valoración documental de fotografías tomadas en la primera mitad del siglo XX de familias bogotanas. (Monografia de grado). Universidad de La Salle. Recuperado de http://repository.lasalle.edu.co/bitstream/handle/10185/17986/T70.13%20I3c.pdf?sequence=1

  8. Goyeneche Goméz, E. (2009). Fotografía y sociedad. Medellín: La Carreta Editores. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/317170312_FOTOGRAFIA_Y_SOCIEDAD

  9. Osorio Cossio, H. (2016). Un velo para la muerte. Las fotografías post mortem de niños en Medellín, 1898-1932. Trashumante. Revista Americana de Historia Social (8). Recuperado de http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/trashumante/article/view/324074/20784296

  10. Pía Fontana, M., Mayorga, M., & Roa, M. (2016). La ciudad desde el aire: vistas aéreas y "vedutas" del centro de Bogotá. Inter photo arch: Congreso Internacional inter-fotografía y arquitectura (pp. 146-157). Pamplona: Servicio de Publicaciones de la Universidad de Navarra. Recuperado de https://upcommons.upc.edu/handle/2117/100021

  11. Roncallo, S., & Arias, J. C. (2013). Images of the unimaginable: photography and the (re)presentation of the event. Discursos Fotográficos, (14), 141-172. Recuperado de http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/13122/12413

  12. Toro Tamayo, L. C., & Vallejo Echavarría, J. C. (2018). Atlas visual de la memoria. Una forma de visualizar y representar el conflicto en Colombia. Revista Interamericana de Bibliotecología, 41 (1), 83-87. Recuperado de http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0120-09762018000100083&script=sci_abstract&tlng=es

  13. Vélez Salazar, G. (2017). "Historias mínimas del anónimo transeúnte" se convierten en instalación de animación digital. Revista Photo & Documento, (4).  Recuperado de http://gpaf.info/photoarch/index.php?journal=phd&page=article&op=view&path%5B%5D=176

  14. Vélez Salazar, G. (2004). La fotografía como herramienta del pensamiento mágico (Tese de doutorado). Universidad Complutense de Madrid. Recuperado de https://eprints.ucm.es/5461/

  15. Vélez Salazar, G. M. (2003). Apropiación por la mirada. La paradoja de la "huella digital" en la imagen fotográfica. Anagramas, 2 (3), 169-176. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5234346

  16. Vélez Salazar, G. M. (2009). Las historias mínimas del anónimo transeúnte. Breve reseña de un episodio urbano. Revista Co-herencia, 11 (6), 149-164. Recuperado de http://publicaciones.eafit.edu.co/index.php/co-herencia/article/view/96/90