Chile

Informe regional Chile (2019)


Entre a técnica e a história

  • 1. Introdução
Os textos listados abaixo representam a produção de alguns autores, grupos e instituições que se dedicam ao tema de fotodocumentação no Chile. Essas referências foram adquiridas por meio do contato com os integrantes da Rede FotoArq, conforme explicado na indicações sobre a execução (aqui). Infelizmente os contatos relacionados à esse país aportaram informações muito restritas, limitando o atual balanço bibliográfico à apenas cinco recursos bibliográficos, indicados abaixo:

AUTOR
OBRA
Ilonka Csillag Pimstein
Conservación de fotografía patrimonial (link).
Francisca Riera 
Apuntes metodológicos para la documentación de fotografía (link).
Hernán Rodríguez Villegas 
Historia de la fotografía. Fotógrafos en Chile 1900-1950.
Gonzalo Leiva Quijada;
Luis Navarro
Luis Navarro: la potencia de la Memoria (link). 
Solène Bergot
Los Sills: una familia detrás de la cámara.


  • 2. Mini-resumos selecionados
  1. Bergot, S. Los Sills: una familia detrás de la cámara.
    O principal objetivo do livro é apresentar alguns Elementos biográficos, técnicos e estéticos da vida e obra de três fotógrafos que retrataram parte do século XX chileno: Armando Sills Garcia (1872-1960), José Arturo Sills (1906-1976), Heriberto Sills Zepeda (1908-1993).

  2. Leiva Quijada, G., & Navarro, L. Luis Navarro: la potencia de la Memoria (link).
    O principal objetivo do livro é apresentar as fotografias de estética e os retratos como produção do fotógrafo Luis Navarro para permitir a reflexão sobre a história do Chile. Está dividido em cinco capítulos fotográficos e uma introdução de cunho teórico, "La potencia de la memoria", que aborda um pouco da historia.

  3. Pimstein, I. Conservación de fotografía patrimonial (link).O livro possui o objetivo de discutir as técnicas de conservação da fotografia patrimonial referenciando a história da fotografia no Chile. É um livro técnico elaborado pela Dirección de Bibliotecas, Archivos y Museos de Chile que aborda o tema da conservação preventiva de fotografia, a história da fotografia no Chile e os projetos de fotografia.

  4. Riera, F. (Ed.). Apuntes metodológicos para la documentación de fotografía (link).
    O livro apresenta a metodologia e ferramentas utilizadas no conjunto de fotografias do Museo Histórico Nacional se baseando principalmente na observação e análise de conteúdo para a identificação dos dados principais como data, autor, lugar, tema e técnica das imagens. Está dividido em cinco capítulos: "Fotografia como objeto patrimonial; "Metodologia e ferramentas, problemáticas no processo de documentação"; 'Protocolo de documentação de coleções fotográficas"; "Exemplos de fichas de descrição"; e "Considerações finais e desafios futuros".

  5. Rodríguez Villegas, H. Historia de la fotografía. Fotógrafos en Chile 1900-1950O livro possui o objetivo de identificar os fotógrafos do passado, contempla mais 1800 fotógrafos, entre homens e mulheres, que possibilitaram construir o patrimonio cultural do Chile. A obra é uma forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido por anos pelos profissionais que se manifestaram de forma relevante na cultura Chilena. Para cada fotógrafo listado tem-se um pouco da sua representação na história do Chile e os trabalhos desenvolvidos

  • 3. Bibliografia Destacada
Destacamos, abaixo, três obras, que foram objeto de resumo estruturado:
  1. Leiva Quijada, G., & Navarro, L. Luis Navarro: la potencia de la Memoria (link).
    Livro com fotografias com ênfase ao retrato e a estética fotográfica, com objetivo de apresentar a produção do fotógrafo Luis Navarro como base para a reflexão e discussão de temas como história e sociedade no Chile; fotografias representativas e estéticas sociais.

  2. Pimstein, I. Conservación de fotografía patrimonial (link).
    O livro possui o objetivo de discutir as técnicas de conservação da fotografia patrimonial ,referenciando a história da fotografia no Chile, com caráter técnico está dividido nos seguintes capítulos: "A história da fotografia contada por seus diferentes tipos de suporte"; "A história da fotografia no Chile"; "A composição química da fotografia"; "Fatores de deterioração da imagem"; e "Recomendações de tratamento".

  3. Rodríguez Villegas, H. Historia de la fotografía. Fotógrafos en Chile 1900-1950.O livro possui o objetivo de identificar os fotógrafos do passado, criar uma base sólida para o trabalho dos fotógrafos de hoje, pois são eles os estimuladores da criação de imagens que refletem nossa identidade, são criadores de histórias. A obra começa contando um pouco da história de meio século de fotografia no Chile, depois continua com a história da fotografia de imprensa, exposições entre outros. O livro divide os capítulos de acordo com o nome do primeiro fotógrafo da letra respectiva, em ordem alfabética, aproximando-se de um dicionário. Para cada fotógrafo listado tem-se um pouco da sua representação na história do Chile e os trabalhos desenvolvidos.

  • 4. Principais indicações dos respondentes
Os dados indicados abaixo refletem os resultados da prospecção inicial (aqui). 
  • Principais autores indicadosAntonio Quintana; Bertrand Levédrine; Boris Kossoy; Joan Fontcuberta; Larrain; Luis Pavao; Luis Poirot; María gracia Subercaseux; Martin Chambi; Paz Errázuriz; Raul Beceyro; Richard Avedon; Roland Barthes; Susan Sontag; Walter Benjamin.
  • Autores chilenos: Armindo Cardoso; José Pablo Concha; Larrain; Luis Poirot; Marcelo Montealegre; Paz Errázuriz; Rita Ferrer.
  • Autores latino americanos não chilenos: Martin Chambi; Tina Modotti.

  • 5. Análise genérica das obras 
Com características semelhantes, as obras retratadas pelo projeto possuem o foco nas questões estéticas e técnicas da fotografia. Obras referentes às técnicas apresentam discussões como conservação, composição química da fotografia, fatores de deterioração da imagem, e recomendações de tratamento, bem como de metodologias, ferramentas e técnicas descritivas empregadas em coleções fotográficas. Referente às questões estéticas, as obras possuem o delineamento com a crítica social estética a partir da biografia dos fotógrafos. O enredo é contado tendo como referente as fotografias dos fotógrafos chilenos com delicadeza, expondo os elementos estéticos, técnicos e sociais que se relacionam com a história e o patrimônio fotográfico do Chile.

  • 6. Autores chilenos identificados nas autorias e citados como referência nos textos
Gonzalo Leiva Quijada;
Hernán Rodríguez Villegas.

  • 7. Autores não latinoamericanos citados nos textos como referência
Erwin Panofsky;
Susan Sontag;
Roland Barhtes.

  • 8. Referências
  1. Bergot, S. (2008). Los Sills: una familia detrás de la cámara. Santiago de Chile: Cenfoto.

  2. Leiva Quijada, G., & Navarro, L. (2004). Luis Navarro: La potencia de la memoria. Santiago de Chile: Fondart. Recuperado de http://www.memoriachilena.gob.cl/archivos2/pdfs/MC0047291.pdf

  3. Pimstein, I. (2000). Conservación de fotografía patrimonial (5ª. Ed.). Santiago de Chile: Centro Nacional de Conservación y Restauración. Recuperado de .http://www.cncr.gob.cl/611/articles-4942_archivo_01.pdf

  4. Riera, F. (2012). Apuntes metodológicos para la documentación de fotografía. Santiago de Chile: Museo Histórico Nacional, Dibam. Recuperado de http://www.mhn.gob.cl/618/articles-9480_archivo_02.pdf

  5. Rodriguéz Villegas, H. (2011). Historia de la fotografía. Fotógrafos en Chile 1900-1950. Santiago de Chile: Cenfoto.