Tener la foto

APA:
Menajovsky, J. & Brook, G. (2004). Tener la foto. Fotoperiodismo, mercado y apropiación de sentido. Encrucijadas  (25). Recuperado de https://drive.google.com/file/d/0B1u5031-egDYTnMxMmZ3azVHczA/view

Mini-resumo:
Analisa a fotografia de imprensa na condição de mercadoria e na maneira como propõe distintas narrativas de uma mesma realidade. Relata a atuação do fotógrafo, do momento da produção, condicionada por um mercado, passando pelas relações firmadas com agências de notícias até a divulgação de imagens e montagem de diferentes discursos visuais para construção de significados.

Resumo estruturado:
Neste artigo são analisados os processos de produção e o uso das fotografias pelo mercado de imprensa. Os autores avaliam a condição de mercadoria a qual a fotografia foi gradativamente colocada e como sua produção original passou a atender o mercado dos meios gráficos. Na medida que a fotografia torna-se produto de um mercado, a intenção inicial do fotógrafo, o que foi visto e selecionado por ele, podem ser radicalmente transformados quando da publicação pelo meio gráfico. Defendem que a fotografia detém um significado intrínseco, pois capta apenas um instante, um momento específico de um dado acontecimento. No sentido da significação de imagens, defendem que as proposições de Panofksy, onde são considerados três níveis para sua interpretação, também são aplicáveis à condição de representação visual da fotografia de imprensa. O texto considera, deste modo, que “o valor da fotografia de imprensa é firmado pela facilidade de leitura e a objetividade que lhe é atribuída” (Menajovski y Brook, 2004). Os autores discorrem, ainda, sobre as inovações nas relações trabalhistas firmadas especialmente a partir da década de 80 com o surgimento da modalidade de free lancers. Diante de uma crescente precarização da atividade do fotógrafo, este passa a obedecer determinadas exigências e requisitos do mercado de imprensa, que afetam e influenciam o processo de produção fotográfico em troca de uma remuneração. Entretanto, ressalta, que mesmo obedecidos todos estes requisitos do mercado de imprensa, o valor estético identificado na imagem, ainda constitui importante diferencial no momento de sua “negociação”.



Outros itens:
  • Área predominante (além de fotografia): Comunicação.
  • Área secundária: Publicidade.

ficha: Elaine Américo